Quem foi Michael Biberstein?



:. Michael Biberstein (nascido na Suíça em 1948) define-se como um pintor de paisagens. Para resumir a história da sua vida é preciso saber que é filho de mãe americana e pai suíço. .:



Michael Biberstein (nascido na Suíça em 1948 na cidade de Soleura) define-se como um pintor de paisagens. E filho de mãe americana e pai suíço. Viveu na Suíça, mas acabou nos EUA onde estudou no liceu em Connecticut, e na universidade em Filadélfia ( onde estudou história da arte com David Sylvester antes de se tornar um pintor autodidata.). Chegou a Portugal em 1979 para fazer duas exposições. Meses antes, conhecera Julião Sarmento, de quem se tornou amigo, e é na casa deste que encontra a futura mulher, a escritora Ana Nobre de Gusmão. Vivem entre Lisboa e o Alandroal.

A pintura de Michael Biberstein fala de espaços muito mais do que de paisagens de concreto. Muito influênciada pela tradição europeia de pintura de paisagem - evocando paisagens de Vernet Caspar, David Friedrich, Turner ou Monet, tanto quanto algumas paisagens orientais de diversas dinastias chinesas.

O artista expunha regularmente em Portugal e no estrangeiro, tendo ficado conhecido pelas telas em grande formato - algo que era então inédito no país - e pela utilização de tintas muito diluídas.

O seu trabalho integra várias coleções públicas, como as do Whitney Museum of American Art, nos EUA, o Museu Rainha Sofia, em Espanha, e o Kunstmuseum Solothurn, na Suíça. Em Portugal, as obras de Berstein fazem parte do acervo da Fundação Calouste Gulbenkian, da Culturgest/Caixa Geral de Depósitos e da Fundação Serralves.

Em 2006, a Fundação Gulbenkian dedicou-lhe uma exposição retrospetiva no Centro de Arte Moderna.

Morreu a 6 de maio de 2013, aos 65 anos, em consequência de um acidente vascular cerebral.

Autor: Luís Filipe
Data: 2013-05-06


Contato: mail@artigosenoticias.com   |   SAPO MAIL   |   HOTMAIL  |   GMAIL